Eu não gosto de ler

Eu não gosto de ler

Alguns adoram ler, enquanto outros … nunca fazem isso. Eles simplesmente não são capazes de mergulhar na trama, se empolgarem com ficção – e não encurtam uma noite de inverno com um livro em suas mãos. Como aconteceu que o prazer de ler não está disponível para eles?

“Desde a última vez que abri o livro, mais de um mês se passou”, admite o olga de 33 anos. “Mas naquela época, o assunto não foi além das primeiras páginas.”. Muito trabalho, muito pouco tempo livre. À noite, cansada, ela está habitualmente estabelecida em frente à TV.

“No mundo moderno, onde tudo acontece tão rápido, a leitura é frequentemente sacrificada”, se arrepende o psicólogo Natalya Evsikova se arrepende. – O livro leva tempo, enquanto a cultura visual imediatamente satisfaz nossa necessidade de prazer “. E, no entanto, quando Olga estudou no Instituto, e o vídeo, e a Internet já estavam disponíveis. Mas ela leu muito. Por que, tendo se tornado adulto, ela, como muitos outros, perdeu o interesse nessa ocupação? Perdeu alegria.

A psicanalista Michelle Declerk fala sobre seu jovem paciente – ele não apenas nunca leu, mas também não poderia estar na sala com livros. “Foi um aluno brilhante”, lembra o psicanalista. – mas a exigência constante de seus pais o quebrou. Sua aversão ao estudo se concentrou no que a personificou melhor – em livros “.

Tendo se tornado adultos, agitamos e não suportamos inação. No entanto, a inação é uma condição necessária para a leitura

São os livros que lembram um dos fracassos da escola, o outro que eles “ofuscaram”. E como resultado, o processo em si não traz mais alegria. O prazer dos livros é mais fácil de experimentar aqueles de nós, cujos pais eram apaixonados pela leitura: eles leram livros adultos ou leram contos de fadas em voz alta para a criança.

E vice -versa, se os adultos fizeram isso com relutância, preferindo, por exemplo, uma TV, então não havia ninguém para aprender a amar livros. “Acontece que adultos, assim que seus filhos dominem a técnica de leitura, saem com as palavras“ Agora você sabe ler ”, disse Natalya Evsikova. – Mas a criança ainda não sabe como seguir o enredo com os olhos, ele só pode percebê -lo de ouvido. A sensação de impotência em frente ao bloco de texto, testada na infância, pode superar o gosto pela leitura por um longo tempo “.

Há outro ponto importante. Parece que nosso tempo requer aumento de atividade. “Os pais geralmente dão preferência à ação em detrimento do desenvolvimento da imaginação, emoções e a capacidade de refletir

. Queremos que as crianças se tornem competitivas, mas na verdade muitas vezes as tornamos hiperativas ”, diz Natalya Evsikova. – Tendo se tornado adultos, eles se preocupam muito e não conseguem ficar inação. No entanto, a inação é uma condição necessária para a leitura “.

留下回复